Saturday, November 25, 2006

Significado da Vida

Como acho que já todos se esqueceram do blog e como o deixei definitivamente de o publicitar todos os textos aqui passaram a ser como que uma especie de diário(anuario??) pessoal e privado, embora continue a existir, pesquisavel até, pelo google :D

O tema de que hoje venho escrever é sobre o significado da vida. Desde sempre, continuando ainda hoje, que o homem se questionou quanto ao seu propósito no mundo.
Eu pessoalmente, com 17 anos em 2006, penso que respondi á pergunta para a minha pessoa.
Eu como Ser Humano e vivo tenho como unico e exlusivo propósito reproduzir-me, A imortalidade. Não através da minha existência eterna sob a forma imutável do meu ser, mas sim como uma parte significativa dos traços físicos e consequentemente mentais de alguém meu descendente. Por isso a minha morte algum dia será irrelevante se eu me tiver reproduzido e produzido descendencia capaz de por sua vez se reproduzir num ciclo infinito.
A teoria evolucionista em palavras vagas é normalmente enunciada como a "sobrevivência do mais forte", omitindo o significado de sobrevivência neste contexto. Sobrevivencia significa opurtunidade de procriar, pois se um ser vivo estiver morto consequentemente as suas células sexuais também o estão. O amor, paixão odio etc são tudo vantagens que os seres mais fortes possuiram, permitindo-lhes reproduzir-se sem precisarem de justificação. "Paixão e pronto".
O homem distanciou-se relativamente aos outros animais devido á sua auto-consciencia. Isto é, se tinha fome, sabia que era porque não comia há algum tempo, o mesmo para a sede e outras sensações. Mas porque é que só tão tarde é que equacionámos as emoções mais profundas tal como o amor, na busca pelo significado da vida? Não sei, mas se tivesse sido alvo de maior atenção talvez hoje teríamos religiões em que o nascimento de alguém, quem quer que fosse, seria um pedaço de milagre, de divino, de paraíso. Porque haveriamos nós que ter como propósito da vida a idolatração de algo que não sabemos se existe e prática de rituais que não conhecemos? Um nascimento e posterior qualidade de vida até uma morte natural deveria ser o objectivo da vida num Deus, tornando-se presente de forma material todos os dias.
Reprodução é a resposta!

No comments: